Todo mundo compartilha da mesma opinião de que a mudança é inevitável..... ...mas isso no âmbito comportamental é como a morte e os impostos, tentamos adiar da maneira que conseguimos. Mas em um período de turbulência e incertezas como o que estamos vivendo, a mudança de postura não é facultativa, é regra do jogo no quesito sobrevivência.
Tente implementar qualquer mudança na sua empresa e é bem provável que você já tenha alguns focos de resistência. Na verdade, nunca conheci alguém que não tenha tido, pelo menos, alguns atritos com uma mudança organizacional.
O que são essas mudanças e o que leva a sua resistência?
As pessoas normalmente dão mais importância à forma do quê e como fazem, do que o valor que elas realmente têm.
Conseguir adesão das pessoas em uma nova direção, muitas vezes, depende de como a mudança é comunicada.
As pessoas querem o controle sobre a mudança. Peter Senge, especialista em mudança organizacional, observou que: "As pessoas não resistem à mudança. Eles resistem em serem mudadas!" Funcionários podem realmente ser positivos para uma mudança, mas se a mudança é imposta a eles, sua reação é normalmente contrária. Os líderes têm que ajudar os funcionários no sentido de apropriação no processo de mudança e resultados.
Falhas em monitorar o comportamento dos seus colaboradores pode ser uma grande armadilha. Transgressões que são ignoradas tendem a virar uma bola de neve, resultando em uma laranja podre, contaminando as outras – ou, ainda pior, causando demissão voluntária de bons funcionários na procura por ambientes melhores. O comportamento do empregado pode trazer ou comprometer o sucesso da sua organização.
Então, como a organização pode implementar a mudança?
• Acabe com comportamento abusivo na sua equipe, é preciso que todos sintam-se integrados e valorizados.
• Comece pequeno, grandes mudanças dificilmente serão sustentadas.
• Crie uma lista dos comportamentos que você deseja na sua equipe, bem como os comportamentos que quer desencorajar.
• Tome um olhar honesto nos objetivos da sua organização para garantir que esses comportamentos fiquem em consonância com os objetivos de longo prazo.
• Expresse os benefícios dos comportamentos que você deseja ver, mas dê a sua equipe a oportunidade de tomar suas próprias decisões. Você pode ser surpreendido em quantas pessoas vão adotar naturalmente o comportamento desejado.
• Disseminação da informação e entendimento da mudança: quanto mais compreensível e comunicável for a mudança, mais fácil será para começar a aceitá-la.
• Desenvolver as pessoas: comprometa-se com o desenvolvimento de seu pessoal por meio do incentivo à aquisição de habilidades e do cultivo do aprendizado mútuo.
• Recompensa: reconhecer os méritos e incentivar a equipe durante o processo. Recompensar esforços e não apenas resultados.
Para mudar é preciso coragem, determinação, foco, objetivo, garra e, principalmente, a tão esperada mudança nos padrões de pensamentos.
“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.” Charles Robert Darwin
JOÃO HENRIQUE JONER - Administrador de Empresas formado pela Universidade Feevale, sólida experiência como executivo em grandes empresas como IFX Networks, GVT e Claro. Proprietário da sede operacional Fazenda Sonho Meu e sócio na Vivendo Programas Experienciais e Esporte Aventura onde atua como consultor, facilitador da metodologia experiencial e instrutor de dinâmicas de grupo e atividades de aventura.
JOÃO HENRIQUE JONER - Administrador de Empresas formado pela Universidade Feevale, sólida experiência como executivo em grandes empresas como IFX Networks, GVT e Claro. Proprietário da sede operacional Fazenda Sonho Meu e sócio na Vivendo Programas Experienciais e Esporte Aventura onde atua como consultor, facilitador da metodologia experiencial e instrutor de dinâmicas de grupo e atividades de aventura.
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