quarta-feira, 25 de maio de 2016

EVOLUÇÃO DARWINIANA - Como criar mudanças comportamentais no ambiente profissional.


Todo mundo compartilha da mesma opinião de que a mudança é inevitável.....   ...mas isso no âmbito comportamental é como a morte e os impostos, tentamos adiar da maneira que conseguimos. Mas em um período de turbulência e incertezas como o que estamos vivendo, a mudança de postura não é facultativa, é regra do jogo no quesito sobrevivência.

Tente implementar qualquer mudança na sua empresa e é bem provável que você já tenha alguns focos de resistência. Na verdade, nunca conheci alguém que não tenha tido, pelo menos, alguns atritos com uma mudança organizacional. 

O que são essas mudanças e o que leva a sua resistência?

As pessoas normalmente dão mais importância à forma do quê e como fazem, do que o valor que elas realmente têm. 

Conseguir adesão das pessoas em uma nova direção, muitas vezes, depende de como a mudança é comunicada. 

As pessoas querem o controle sobre a mudança. Peter Senge, especialista em mudança organizacional, observou que: "As pessoas não resistem à mudança. Eles resistem em serem mudadas!" Funcionários podem realmente ser positivos para uma mudança, mas se a mudança é imposta a eles, sua reação é normalmente contrária. Os líderes têm que ajudar os funcionários no sentido de apropriação no processo de mudança e resultados.

Falhas em monitorar o comportamento dos seus colaboradores pode ser uma grande armadilha. Transgressões que são ignoradas tendem a virar uma bola de neve, resultando em uma laranja podre, contaminando as outras – ou, ainda pior, causando demissão voluntária de bons funcionários na procura por ambientes melhores. O comportamento do empregado pode trazer ou comprometer o sucesso da sua organização.

Então, como a organização pode implementar a mudança? 

Acabe com comportamento abusivo na sua equipe, é preciso que todos sintam-se integrados e valorizados. 
Comece pequeno, grandes mudanças dificilmente serão sustentadas.
Crie uma lista dos comportamentos que você deseja na sua equipe, bem como os comportamentos que quer desencorajar. 
Tome um olhar honesto nos objetivos da sua organização para garantir que esses comportamentos fiquem em consonância com os objetivos de longo prazo.
Expresse os benefícios dos comportamentos que você deseja ver, mas dê a sua equipe a oportunidade de tomar suas próprias decisões. Você pode ser surpreendido em quantas pessoas vão adotar naturalmente o comportamento desejado.
Disseminação da informação e entendimento da mudança: quanto mais compreensível e comunicável for a mudança, mais fácil será para começar a aceitá-la.
Desenvolver as pessoas: comprometa-se com o desenvolvimento de seu pessoal por meio do incentivo à aquisição de habilidades e do cultivo do aprendizado mútuo.
Recompensa: reconhecer os méritos e incentivar a equipe durante o processo. Recompensar esforços e não apenas resultados.

Para mudar é preciso coragem, determinação, foco, objetivo, garra e, principalmente, a tão esperada mudança nos padrões de pensamentos.

 “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.” Charles Robert Darwin

JOÃO HENRIQUE JONER - Administrador de Empresas formado pela Universidade Feevale, sólida experiência como executivo em grandes empresas como IFX Networks, GVT e Claro. Proprietário da sede operacional Fazenda Sonho Meu e sócio na Vivendo Programas Experienciais e Esporte Aventura onde atua como consultor, facilitador da metodologia experiencial e instrutor de dinâmicas de grupo e atividades de aventura.


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