Nossa metodologia é a Educação Experiencial onde a base é o ciclo de aprendizagem experiencial que é composto por quatro estágios, segundo Luckner & Nadler (1992), embora os modelos de educação experiencial variem de autor para autor (Dewey, 1938; Joplin, 1995; Kolb, 1984).
1) Experiência: Com o objetivo específico de aprendizado previamente
definido é possível planejar uma sequência de atividades que fará sentido aos
envolvidos.
2) Reflexão: É a reflexão da ação vivida que torna a experiência em
aprendizado. Os participantes são levados a refletir sobre o que viram, sentiram
e pensaram. Isso pode acontecer de forma individual, onde o indivíduo integra
sozinho a experiência nova com sua própria bagagem, ou pode ser em grupo, onde o
debate ajuda fazer com que a experiência tenha sentido e os participantes
deem-se conta de suas ações.
3) Generalização: O processo de transferência do aprendizado para o seu
dia-a-dia é essencial. Assim as emoções, pensamentos, comportamentos da prática
vivenciada pelo participante começam a fazer sentido. Dessa forma, a
generalização deve ser feita sobre o que tende a acontecer e não sobre o que
aconteceu nesta situação específica.
4) Aplicação: Para fechar o ciclo da aprendizagem experiencial é necessário
que os participantes coloquem em prática o que eles "aprenderam". Isso pode
acontecer de diferentes formas, através de um plano de desenvolvimento
individual, através de um plano de ação estruturado em grupo ou simplesmente
através de compromissos individuais ou de grupo. É importante destacar que essa
etapa fecha o ciclo de aprendizagem experiencial mas não termina, pois ele se
repete conforme o programa desenhado.
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