quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

EDUCAÇÃO EXPERIENCIAL

Nossa metodologia é a Educação Experiencial onde a base é o ciclo de aprendizagem experiencial que é composto por quatro estágios, segundo Luckner & Nadler (1992), embora os modelos de educação experiencial variem de autor para autor (Dewey, 1938; Joplin, 1995; Kolb, 1984).




1) Experiência:  Com o objetivo específico de aprendizado previamente definido é possível planejar uma sequência de atividades que fará sentido aos envolvidos.
2) Reflexão: É a reflexão da ação vivida que torna a experiência em aprendizado. Os participantes são levados a refletir sobre o que viram, sentiram e pensaram. Isso pode acontecer de forma individual, onde o indivíduo integra sozinho a experiência nova com sua própria bagagem, ou pode ser em grupo, onde o debate ajuda fazer com que a experiência tenha sentido e os participantes deem-se conta de suas ações.
3) Generalização: O processo de transferência do aprendizado para o seu dia-a-dia é essencial. Assim as  emoções, pensamentos, comportamentos da prática vivenciada pelo participante começam a fazer sentido. Dessa forma, a generalização deve ser feita sobre o que tende a acontecer e não sobre o que aconteceu nesta situação específica.
4) Aplicação: Para fechar o ciclo da aprendizagem experiencial é necessário que os participantes coloquem em prática o que eles "aprenderam". Isso  pode acontecer de diferentes formas, através de um plano de desenvolvimento individual, através de um plano de ação estruturado em grupo ou simplesmente através de compromissos individuais ou de grupo. É importante destacar que essa etapa fecha o ciclo de aprendizagem experiencial mas não termina, pois ele se repete conforme o programa desenhado.

 

 

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